sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Revoada de alunos no final do ano, dá para evitar?

Com a aproximação do final do ano, aumentou a preocupação da escola com o movimento migratório dos alunos. Principalmente com a saída dos alunos que cursam os últimos anos do ensino fundamental. A diretora não se conformava. Essa atitude era um contrasenso, já que ela dizia o tempo todo que os alunos eram importantes para a escola. Por isso, ela mandou chamar um profissional de marketing para que ele apresentasse uma proposta para reverter a situação. Ele aceitou com uma condição. O seu trabalho só traria resultado no final do ano seguinte. A escola concordou e seus argumentos e sugestões foram aprovados por todos e colocados em prática. O que foi que ele argumentou e sugeriu?

Comentário

Não basta dizer que o aluno é importante. Existe uma palavrinha muito usada no marketing, que pouco a pouco vai sendo aceita nas escolas: fidelização. E isso é conseguido quando a escola consegue dar a melhor resposta para as expectativas dos pais e alunos, fazendo de cada momento uma oportunidade de fidelização.
Um atendimento exemplar é um diferencial importante às escolas.
Uma secretária pode manter alunos com a sua simpatia, tratando-os pelo nome. Um porteiro pode manter alunos lembrando-se do time que eles torcem. Um professor pode manter alunos fazendo com que eles se sintam especiais. Uma faxineira pode manter alunos sorrindo para eles. Um atendente da cantina pode manter alunos servindo-os bem. E se o caminho da fidelização é esse, não há outra alternativa a não ser investir no treinamento constante da equipe.
Ou seja, o maior trabalho da escola em relação ao movimento migratório dos pais e alunos deve ocorrer anteriormente:
na manutenção de um clima saudável;
superando as expectativas;
procurando formas de surpreender os pais e alunos;
oferecendo um excelente atendimento;
cumprindo o que foi prometido na hora da matrícula;
reforçando dia a dia os vínculos com os alunos;
mostrando que o seu maior compromisso é com a formação do aluno.
Tudo isso somará pontos e ajudará a manter os alunos na sua escola. O que não impede que todo ano, cerca de 20% dos pais e alunos considerem a possibilidade de mudar de escola. 10%, desistem naturalmente e continuarão na escola e 10% concretizarão sua intenção. Se esse movimento migratório ocorre praticamente com todas as escolas, o importante é colocar-se na rota de voo, para que os alunos de outras escolas pousem na sua.
A escolha dos pais em mudar de escola tem que ser respeitada e considerada pela escola. Mas um trabalho bem feito de fidelização pode ajudar a reverter muitas decisões. Lembre-se: é muito mais caro conquistar um novo aluno que manter um já existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário