quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A comunicação afastou as sócias

A mediação as reaproximou

A escola existia há 40 anos, e quem a dirigia ainda eram as duas fundadoras. A relação entre ambas, embora desgastada pelo tempo, ainda era formalmente boa. Mas cada uma se afastou para o seu canto e tocava a sua parte com a máxima autonomia. Pouco a pouco a nova geração foi entrando na escola e ocupando cargos importantes. A mesma dinâmica das relações entre as mães acabou sendo adotada pelos familiares. A necessidade de pagar salários mais elevados aos membros da família aumentou os custos. Tudo isso provocava constantes atritos entre as áreas administrativas e financeiras, que acabaram se espalhando para a área educacional. A situação acabou repercutindo negativamente nos pais e no ambiente escolar.

Comentário

Não é fácil perceber imediatamente o quão comprometedora a relação entre duas sócias pode ficar por falta de comunicação. Mas, felizmente, as sócias reconheceram a tempo que precisavam de ajuda e recorreram à Mediação. Em linhas gerais, a Mediação é uma atividade técnica exercida por terceira pessoa, que, escolhida ou aceita pelas partes interessadas, as escuta e orienta, com o propósito de lhes permitir que, de modo consensual, previnam ou solucionem conflitos. Quando bem trabalhada, a mesma energia que gera desentendimento entre as sócias também impulsiona o restabelecimento de uma nova forma de comunicação entre elas, o crescimento e o desenvolvimento da relação profissional.
Após algumas sessões com a equipe multidisciplinar de mediação, o equilíbrio foi restabelecido e as duas sócias redescobriram a química que as aproximara. Mas, acima de tudo, as sócias se apropriaram da nova experiência adquirida com a mediação e buscaram formas de planejar a entrada das famílias e a sucessão, reorganizar as áreas administrativas e financeiras e recolocar as coisas no seu devido lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário