terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Enem deixou a escola para trás. E agora?

O brilho do crescimento da escola foi ofuscado pela divulgação dos resultados do Enem, que colocaram a escola numa posição bem distante na lista. Os pais novos que procuraram a escola ficaram desapontados com o desempenho do colégio. Os pais e alunos atuais foram pedir explicações, questionando se a escola estava preparando adequadamente os alunos para o vestibular. A diretoria decidiu fazer uma mudança radical: reformular o Ensino Médio para adaptá-lo às exigências do Enem, uma aposta arriscada para manter e atrair alunos. Será que esse foi o caminho certo?

Comentário

Quando a gente ouve falar que uma determinada escola mudou por causa do Enem, é natural que se desconfie que aí tem algum mal-entendido. Por trás do sucesso de escolas que se destacam no ranking do Enem, existem anos e anos de investimento em formação de pessoas, no refinamento de sua proposta pedagógica e no aprimoramento de sua infraestrutura educacional.
O grande trunfo das escolas que se destacam no Enem é que elas souberam fazer as mudanças contínuas e necessárias, sem alterar o DNA das propostas pedagógicas e sem arranhar a identidade que atraiu a sua comunidade de pais, alunos e colaboradores.
O que vai atrair e reter alunos não é a concessão oportunista aos aparentes apelos mercadológicos. O que vai atrair e reter alunos é uma ágil e moderna proposta de ensinar, é a informação que respeita a inteligência do seu público-alvo, é a forma criativa de apresentar o seu diferencial, é a estrutura pedagógica bem alicerçada.
De boas intenções, o caminho das escolas mal colocadas no Enem está cheio.

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