segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Eu me sinto muito sozinho. Os professores não colaboram na divulgação da escola".

É muito comum ouvirmos o desabafo de um diretor de escola, dizendo que "o problema com meus professores é que eles não se interessam pela venda da escola". Por venda ele queria dizer o papel que ele esperava que sua equipe cumprisse de ajudar na comunicação da escola.
Faz sentido essa cobrança do diretor?
O que poderia ser feito para tornar possível o engajamento do professor no esforço de divulgação da escola?

Comentário

Esse caso deve ser analisado como um caso que trata do papel de cada pessoa que trabalha na escola na comunicação externa da instituição.
Será que ela tem o conhecimento técnico para realizar a tarefa?
Será que ela compreende a missão e os valores que a escola passa para o grupo de alunos e para a comunidade?
Será que ela quer realizar a tarefa?
E o mais importante: será que ela está satisfeita com a comunicação interna da escola?
Esse é o x da questão. A melhor forma que se conhece para a equipe ter participação ativa na comunicação externa é a comunicação interna ser efetiva.
Em vez de se sentir tão isolado, seria melhor que esse e outros diretores que tivessem essa sensação respondessem a algumas simples questões:
Os próprios membros da equipe conseguem se comunicar sem problemas entre eles?
As informações da escola entre professores, alunos, pais, coordenação e funcionários fluem bem e sem excesso de burocracia?
A equipe está bem informada sobre as ações de comunicação da escola?
A equipe costuma visitar o site da escola para acompanhar os eventos em andamento?
A equipe sabe lidar com fofocas, notícias falsas e comentários maldosos?
Respondidas essas questões, é só fazer um plano para aplicar o que descobriu.
E agir.

Um comentário:

  1. Horácio, parabéns pelo blog e pelos temas em debate. Concordo com você quanto ao papel de cada um na instituição.
    Abraços, Márcia Fortunato.

    ResponderExcluir