terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Como receber os alunos novos na escola?

Quando os pais vieram conhecer a escola ficaram apaixonados pela proposta. Foi uma experiência inesquecível. Logo ficou claro que era ali que seus filhos iriam estudar e fizeram a matrícula sem titubear. Agora chegou a hora de começar as aulas. O que fazer para recepcionar os alunos? Como provocar neles a mesma sensação de encanto que fez seus pais os matricularem na escola?

Comentário

Apesar da atenção redobrada da direção e da coordenação, a maioria dos alunos novos que chegam à escola não se sente à vontade. Muitos não sabem quais são os combinados. Muitos outros, nem conseguem relaxar. Assim, fica mais difícil coordenar a recepção e integrar os alunos. O planejamento das atividades dos primeiros dias de aula é um cuidado que permite aliviar a ansiedade e a insegurança dos alunos, dos pais e dos próprios professores. O processo se assemelha ao check-in das companhias aéreas e cria um clima propício para ganhar a confiança dos alunos logo nos primeiros dias de aula.
O check-in das escolas se estrutura em torno de dois fatores:
1) ambiente físico: deve ser cuidadosamente preparado, limpo e organizado. Cuide de todos os detalhes. Banheiros impecáveis, com cheirinho de limpeza, cantina com filas organizadas e caixas ágeis, orientação visual fácil de ser seguida, mostram a organização da escola. O trânsito local costuma ser caótico no início das aulas e reforçar a presença de orientadores devidamente identificados cria um vínculo maior entre a escola e as famílias.
2) recepção participativa: quem não gosta de ser bem recebido? Funcionários postados em lugares visíveis e disponíveis para qualquer contato, sorrisos nos rostos, palavras de boas-vindas, cartazes e faixas com mensagens positivas colocados especialmente para os primeiros dias de aula antecipam o bom astral para o resto do ano. Várias escolas preparam atividades conjuntas de integração. Isso é bom para quebrar o gelo.
O check-in oferece uma série de benefícios, como:
- estimular a integração
- permitir à escola explicitar seus valores
- controlar as expectativas
- superar a ansiedade
- criar um clima participativo
- dar um tempo para a reflexão
- deixar as pessoas mais à vontade desde o início
O check-in é a melhor forma de surpreender aos pais e aos alunos. Todo o esforço que sua escola fizer nos primeiros dias de aula somará pontos e ajudará a mantê-los felizes na sua instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário