terça-feira, 2 de março de 2010

Nos primeiros 60 dias as famílias olham a escola assim

No final de março, começo de abril, completam 60 dias desde o início do ano letivo.
Mas antes disso, as famílias já começaram, desde o primeiro dia de aula, a avaliar com uma lupa a escola que escolheram. A lua de mel entre as escolas e as famílias ainda não terminou, mas, passada a euforia inicial, 60 dias é tempo suficiente para fazer um primeiro levantamento do grau de satisfação/insatisfação dos recém-chegados. Os primeiros sinais de desencanto, diferenças de compreensão da proposta, dificuldades mais urgentes, embaraços na relação, fragilidades aparentes, quando detectados e corrigidos em tempo, facilitam o relacionamento futuro da escola com os pais e alunos e suavizam o caminho para os outros milhares de dias que restam às famílias. Por onde começar?

Comentário

Se o objetivo é saber quantos pais estão satisfeitos/insatisfeitos com a escola, a abordagem quantitativa é recomendada. Por outro lado, se o interesse for conhecer também as razões que estão por trás dessa satisfação/insatisfação, deve-se optar pela abordagem mista: quantitativa e qualitativa.
Essa primeira definição é essencial para desenvolver os questionários que servirão de instrumento para o levantamento de dados.
Na elaboração dos questionários, é importante cuidar da clareza das questões (forma de enunciá-las, sequência) e da apresentação (tipo de letras, espaço suficiente para comentários, sugestões e críticas).
A coleta dos questionários pode ser feita através da entrega na secretaria, sempre procurando resguardar a confidencialidade dos dados.
Dois pontos críticos merecem ser destacados. O primeiro é o envolvimento dos professores para lembrar os alunos da importância dos pais preencherem os questionários e entregarem dentro dos prazos combinados. Sem isso, o retorno é muito baixo e os resultados não serão confiáveis. O segundo, é a tabulação, interpretação e a avaliação dos questionários. Essa é a parte mais difícil. O objetivo de um levantamento de informações como esse é exatamente provocar mudanças nos conhecimentos, nas atitudes e nos comportamentos dos profissionais da escola em relação ao grau de satisfação dos pais.
Isto tudo toma tempo; não podemos nos iludir, esperando a aceitação natural do levantamento de dados. Antes de se pensar em implantar um esquema de levantamento de dados, é absolutamente necessário a direção orientar e motivar sua equipe sobre os seus objetivos e a sua importância como uma poderosa ferramenta de trabalho dentro do relacionamento da escola com as famílias. Porém, quando as ações desenvolvidas surtirem efeitos e os resultados começarem a aparecer, certamente serão bem compensadores.

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