quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Diretora de escola ou mestre de obras?

A escola estava em seu período de maior efervescência. Muitos projetos diferentes estavam em andamento: ampliação do Ensino Médio, novos laboratórios, mudança da biblioteca, cobertura da quadra, pintura da fachada, transformação de algumas salas de aulas em salas ambientes, troca de franqueado da cantina e vários outros. A diretora não tinha tempo para mais nada. Como se fosse mestre de obras, sua atenção estava concentrada em fazer com que tudo desse certo. Ao tocar vários projetos ao mesmo tempo, a escola procurou sarna para se coçar: as chances de alguma coisa dar errado aumentaram. Não deu outra: os erros foram tomando proporções preocupantes.

Comentário

Para quem não estava envolvido no burburinho de atividades, era relativamente fácil perceber que a escola precisava eliminar projetos. Fazer menos para fazer melhor. Contudo, para quem estava envolvido, olhar para dentro e identificar o que é importante e o que não é não é nada simples. A maioria das pessoas nem mesmo tem consciência de que isso é necessário. Além disso, é doloroso precisar escolher alguns projetos em detrimento de outros. Todos nós gostaríamos de fazer tudo, mas isso não é possível, pois a nossa capacidade é limitada. Dizer não a alguns projetos dói, mas é necessário. Isso faz com que a escola trabalhe melhor em menos projetos. E assim possa transpor os obstáculos e participar do desenvolvimento das ideias em todos os seus detalhes e tomar decisões em menos tempo.
O planejamento com foco nos obstáculos ensina que poucos projetos têm maior chance de dar certo do que muitos projetos. A lição não é original, mas sendo sempre esquecida, convém relê-la e analisá-la com particular atenção.
A intenção é diferenciar entre o necessário e o desnecessário, deixando este último para depois. E procurar realizar menos com mais qualidade. Aliás, ao contrário do que se poderia pensar, mais qualidade não leva a custos maiores.
Quando vários projetos se intercalam e interferem um na execução do outro, comece usando um sistema simples de planejamento:
1) visualize problemas com antecedência;
2) determine prazos;
3) detalhe projetos;
4) estabeleça um cronograma de trabalho;
5) distribua funções.
E lembre-se: em primeiro lugar, as coisas mais importantes.

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