segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Voltar atrás ou dar um passo à frente?

Um dos grandes arrependimentos da escola é a decisão que teve que tomar três anos atrás. Colocada contra a parede pelo assédio da concorrência dos cursinhos que se associaram às escolas da região e atraiu boa parte de seus alunos, a escola decidiu descontinuar o Ensino Médio. Agora que a poeira baixou a escola chegou à conclusão que foi um mau negócio. Uma nova diretora foi contratada com a tarefa de reinaugurar o Ensino Médio. Será que ela daria conta do recado?

Comentário

A nova diretora contratada herdou, de imediato, uma batata quente. Seria viável reinstalar o Ensino Médio que fora descontinuado três anos antes? Como os alunos reagiriam? Quem se interessaria pelo novo Ensino Médio se ele no passado provou ser fraco e incapaz de competir? Quem garantiria que ele não tivesse o mesmo fim que o anterior? Como seria afetada a imagem da escola? Você não pode decidir sem informações e a primeira coisa que ela fez foi contratar uma assessoria profissional para analisar interna e externamente o potencial de interesse pelo retorno do Ensino Médio. Nos meses que se seguiram, todos os alunos do Ensino Fundamental a partir do 6º ano foram entrevistados. Os pais também foram ouvidos e o mesmo foi feito com os professores. Para completar, pais de outras escolas participaram de discussões em grupo. Não foi pouca coisa. Ela fez a coisa certa, porque a conclusão da pesquisa foi totalmente desfavorável à volta do Ensino Médio. O que a diretora fez em seguida mostrou que ela tinha uma cabeça gerencial e era uma estrategista de mão cheia. Primeiro: reforçou o Ensino Fundamental contratando os melhores professores da região. Segundo: entrou em negociação com uma escola concorrente, que tinha uma imagem excelente do Ensino Médio, mas cujo Ensino Fundamental não tinha muita fama, coisa que não passara pela cabeça dos mantenedores e teria chance reduzida de ocorrer em circunstâncias normais. A parceria foi acertada e as duas escolas decidiram juntar forças para ambas oferecerem o ensino básico completo, mantendo as duas sedes e as administrações separadas. A diretora soube escolher um caminho. É assim que gestão funciona. Para escolas e pessoas também.

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