terça-feira, 10 de agosto de 2010




Tem escola que acredita mais na sorte do que no marketing.

Você perguntaria às cartas qual é a maneira de construir uma forte imagem da sua escola? Ou como atrair e reter alunos? Ou como fazer um planejamento? Ou como “descascar os pepinos” de sua escola? Você pode duvidar, mas ainda existe escola que pede ajuda para os astros para resolver algum problema estratégico. Mas as respostas não estão escritas nas estrelas. Estão num bom marketing. Como escolher uma assessoria de marketing?

Comentário

Até o início da década passada, era muito comum ouvir-se afirmações do tipo “escola não é empresa para usar marketing”, ou “marketing vulgariza a imagem da escola”. Mas os tempos mudaram. Com a diminuição da curva demográfica, o aumento da oferta de cursos e a profissionalização das escolas, manter a saúde financeira nessas condições tornou-se tarefa demasiadamente complexa para ser cumprida apenas pela gestão intuitiva do pedagógico. Pouco a pouco o marketing começou a vencer um dos maiores obstáculos para a sua aceitação: a rejeição. Graças a um processo de gradativo amadurecimento, à visão mais esclarecida dos dirigentes das escolas, ao trabalho competente de profissionais de marketing e aos resultados comprovados, é inegável que as barreiras foram superadas e, hoje, pode-se dizer que a prática do marketing já é de domínio das escolas.
É verdade que são raras as escolas que têm um profissional ocupando o cargo de coordenador de marketing, em nível de diretoria. O mais usual tende a ser contratar uma assessoria profissional para realizar um trabalho definido, por um determinado período de tempo. Mas como saber que esse serviço é necessário? A direção da escola deve pensar nisso sempre que houver uma transformação que vai gerar impacto na escola, como mudanças de direção estratégica, reorganização, novos cursos, explorar outros nichos de mercado, ser mais competitiva, descobrir novos clientes, evitar a perda de alunos ou aperfeiçoar o sistema de informação, por exemplo. Aqui vai um roteiro básico para facilitar a escolha de uma assessoria de marketing:
Definição do problema: antes de sair procurando ajuda, a escola deve ter bem claro o que pretende.
Pesquisa: procure conhecer outras escolas nas quais a assessoria já trabalhou.
Conhecimento: a assessoria de marketing, em sua polivalência, precisa conhecer razoavelmente bem a área educacional.
Compromisso: escolhida a assessoria, todos os objetivos e prazos devem ser colocados no papel. Isso serve para evitar malentendidos.
Duração: varia de acordo com a extensão do projeto de cada escola. Pode levar de 180 a 360 dias ou até dois anos.
Acompanhamento e suporte: a escola deve montar uma equipe de acompanhamento do trabalho para servir como canal de comunicação com a assessoria e garantir o suporte à realização das ações propostas.
Outro aspecto importante é cuidar das resistências: é preciso estar atento para manter os coordenadores e professores aliados aos objetivos de marketing da escola. A chave do sucesso ou não do trabalho do marketing na escola é estabelecer uma “química” com o pessoal do pedagógico. E de nada adianta a visão curta de algumas escolas, querendo resultados imediatos: paciência é peça chave no trabalho.
Resumindo: escolher uma assessoria de marketing é como escolher uma escola. A base de tudo é a confiança. Ah, se você quiser experimentar, consultar as cartas e os astros, de vez em quando, não faz mal a escola nenhuma.

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