segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Em educação, como em outros setores, há erros e acertos. Graças aos acertos, conseguimos avançar e aumentar consideravelmente o número de alunos matriculados. Mas são os erros que nos fazem empacar, ficar nas últimas posições no ranking de qualidade. O teste do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) coloca o Brasil nos últimos lugares. Conhecemos os erros. Precisamos lidar com muitos professores que não estão preparados. Falta de estímulo para quem faz certo ou puxões de orelha para os incompetentes. Aprendizado teórico e pouco prático. Currículo hermético e desinteressante. Tempo de classe insuficiente. Administração inoperante. E por aí vai. Em resumo, se ficarmos satisfeitos com os acertos, as escolas tenderão à mediocridade. O grande desafio é encarar os erros. E o pior deles seria ficar de fora, assistir e criticar o que os outros fazem. Somente com a cumplicidade de todos, independentemente do nível da sua função, será possível superar os erros e empurrar o sistema educativo para a frente, recuperando décadas de atraso e dando um salto de qualidade. O trabalho é enorme. Todas as pessoas, do diretor da escola ao professor, do coordenador educacional ao assessor de comunicação, devem estar comprometidas em melhorar o que cada uma é capaz e trabalhar entrosadas umas com as outras. No entanto, esses profissionais são pessoas ocupadas. Cada um deles está tão envolvido com o trabalho do dia a dia que talvez não percebam as implicações de suas ações e decisões cotidianas. Foi com essa finalidade que iniciei o meu blog Casos práticos de marketing nas escolas, em novembro do ano passado: abrir um espaço de reflexão sobre essas implicações, do ponto de vista do marketing. Os cinquenta textos do blog cobrem uma grande variedade de assuntos que vão além das salas de aula: comunicação, mediação, evasão de alunos, atendimento, recepção de alunos novos, fidelização, rede de relacionamento, motivação, internet, entre outros. Eles resumem experiências vividas ou presenciadas em muitas escolas. Acredito que tenha dado a minha contribuição para ampliar a visão dos leitores ao levantar erros e acertos, analisar implicações e sugerir mudanças dentro da minha área de atuação: comunicação e marketing.
Nestes 12 meses, 2500 visitantes prestigiaram o blog, com cerca de 50 acessos por texto blogado, uma média que serviu como uma fonte contínua de encorajamento e de inspiração. Além disso, 23 seguidores fizeram questão de acompanhá-lo mais de perto, aos quais aqui vai o meu “muito obrigado”.
Se você tiver comentários e sugestões a fazer ou quiser relatar casos vivenciados apreciaria muito recebê-los pelo e-mail horaciorosenthal@terra.com.br ou pelos telefones 3884-7641 e 3887-6573.
Até breve.

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